Por Hermes C. Fernandes
Irmãos, peço humildemente que orem por mim. Preciso confessar algo. De uns anos para cá, comecei a ler as Escrituras de maneira diferente, e aos poucos fui abandonando algumas crenças que nutri por muito tempo.
Comecei a acreditar que a igreja de Cristo teria sido incumbida de ser luz para as nações, servindo-lhes de referência de amor e justiça, e que assim, e somente assim, ela conduziria a humanidade aos pés de Cristo. Quanta pretensão! Se Noé, pregoeiro da justiça, só conseguiu salvar a oito, quem a igreja pensa que é para alcançar todas as nações com seu testemunho de amor? Meu Deus, como eu estava cego. Se bem que no caso da igreja, há a presença do Espírito para habilitá-la no cumprimento de sua missão. Mas deixa isso pra lá… Orem pra que eu consiga outra interpretação para o Salmo 22:27-28.
Comecei a acreditar que Deus teria um plano de restaurar esta Terra. Achei até que a igreja deveria se engajar na defesa do meio-ambiente. Quanta bobagem! Pra quê colocar um peso extra sobre os ombros da igreja? Ela não está dando conta nem de salvar as almas, vai salvar o planeta? Não é melhor acreditar que este mundo vai mesmo é pegar fogo? Isso nos livra da responsabilidade indesejável para com as próximas gerações!
É muito mais conveniente acreditar que somos a última geração. Como não vi isso antes?
Vê se pode uma coisa dessas? Como fui tolo ao crer que poderíamos fazer diferença no mundo, infiltrando-nos na cultura, nas ciências, na vida pública, etc. Se somos sal da terra? Sim, mas e daí? Salgar pra quê, se nada pode impedir o processo de putrefação avançado em que se encontra o mundo? Você temperaria uma comida que pretende jogar fora?
Como pude acreditar que Deus estava de braços abertos para todos indistintamente? Ora, ora... como Deus poderia ser conivente com a sem-vergonhice? Viva a família tradicional! Homem é homem. Mulher é mulher! Onde já se viu permitir que crianças sejam adotadas por homossexuais! Quanto ao amor... ah, isso é só um detalhe. Deus se importa mesmo é com os esteriótipos!
Onde estava com a cabeça para acreditar que haveria traços da graça em músicas seculares? Sabe que esses dias voltei a ouvir rádio evangélica? Agora me sinto em casa ouvindo canções que exaltam o que há de mais espiritual em nós: o desejo de vingança! Não tem nem comparação ouvir que minha vitória tem sabor de mel e ouvir que é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.
Fomos chamados para ser cabeça, não cauda. E quanto a ter o mesmo sentimento que houve em Cristo... isso já é uma outra história...
E pensar que eu já estava acreditando que a ciência era um dom de Deus... Dom de Deus uma ova! Recuso-me a crer que o homem tenha sido fruto de um processo de seleção natural. Evolução é um doutrina de demônios! E para ser coerente com a minha postura anticientífica, nunca mais faço uso de antibióticos. Se não puder crer na literalidade do relato da criação em Gênesis, minha fé vai para o brejo. O edifício inteiro vem abaixo se não endossar o fato de Deus haver feito o homem do barro. A propósito, que estória é esta que a terra é que gira em torno do sol... eu hein! É cada coisa...
Você acredita que eu já estava até orando para que as coisas melhorassem no mundo? A cada nova vacina ou descoberta científica, eu celebra feito um bobo. Será que esqueci que as coisas precisam piorar para apressar a volta de Jesus? Não sei como ainda tem gente engajada em causas sociais. Que gente boba…
Que bom voltar a acreditar que o que importa é que vou passar a eternidade transitando pelas ruas de ouro literais da Nova Jerusalém!
Já estava ficando com saudade daquela sensação que tinha quando criança de que o arrebatamento aconteceria a qualquer momento, e que Deus poderia me flagrar despreparado. Essa estória de salvação eterna só serve mesmo para acalentar nossa confiança, né não? Se nos sentirmos seguros, podemos descansar e relaxar. Nossa santificação só acontece debaixo de pressão. O medo do inferno é imprescindível. Ou você acha que o amor é motivação suficiente?
Já havia até me esquecido do que é enxergar as mãos do diabo em tudo ao meu redor. Voltei a notar a conspiração maligna por trás dos símbolos, logotipos, slogans e, pasmem, dos desenhos animados. Pasmem! Voltei até a ouvir música tocada de trás para frente em busca de mensagens subliminares. E pensar que eu estava crendo que Deus tem o controle de tudo. E o diabo, como fica? Eu sei que está escrito que Cristo o expôs publicamente ao desprezo e o depôs juntamente com seus asseclas. Mas isso é uma outra estória… Deixa quieto… Ninguém precisa saber disso.
Afinal de contas, a versão moderna do evangelho precisa apresentar um diabo mitológico, que ponha em risco não apenas nossa salvação, mas até os planos divinos. Isso mantém a turma esperta.
Pronto, agora estou livre! Posso voltar à buscar por indícios de quem será o anticristo da vez. Sei não… acho que esse papa bonachão pode ser um ótimo candidato. Não sei se opto por ele ou pelo Obama. Ouvi dizer que seu slogan de campanha “Yes, you can”, tocado de trás para frente se ouve “Thank you, Satan!” (Obrigado, Satanás!). Aquele sorriso não me engana! Ou quem sabe o Trump? Ele não! Afinal, foram os cristãos que o elegeram. Ele estaria mais para um enviado por Deus para construir um muro que impeça os latinos e muçulmanos de adentrarem o solo sagrado americano. E o Lula, hein? Não seria a besta apocalíptica que emerge do mar? Afinal, lula não é molusco? rs
Ah… finalmente! Voltei ao primeiro amor! Ou seria, ao primeiro terror? Sei lá… Só sei que agora estou mais preocupado em morar no céu, do que ver a vontade d’Ele sendo feita aqui na terra, como é feita lá no céu.
Quer saber? Tô nem aí! Quero mais é ver este mundo pegar fogo! Eu sei que Ele disse que tudo que havia criado era muito bom! Mas acho que Ele pode se superar! Esse mundo não é lá grande coisa! Ou é?
Que venha logo o arrebatamento! Estou doido para pular fora daqui. Que bom que Deus não ouve a todas orações. Imagine se Ele houvesse ouvido e atendido aquela oração em que Jesus suplica para não sermos tirados do mundo…
O que eu não sou é besta para ficar por aqui enquanto a dita cuja estiver solta, aprontando das suas. O tal chip já tá rolando por aí. Já pensou ter que receber a marca?
Mas se Ele vier e eu ficar, tudo bem. Vou na segunda chamada. Sei que vai ser dureza passar pela grande tribulação. Principalmente pelo fato de que o Espírito Santo já terá sido tirado da Terra juntamente com a igreja. E aí?… Como é que as pessoas se converterão sem a atuação do Espírito? Como é que as que não foram fiéis para subirem na primeira chamada, mesmo com a atuação do Espírito, serão fiéis na grande tribulação sem a atuação d’Ele?
Este tipo de pergunta começa a me incomodar…
Pelo menos vão reconstruir o templo em Jerusalém… Vai ser tremendo! Dizem que até os sacrifícios voltarão. Por que será? Ah, já sei… porque o sacrifício de Jesus terá perdido a validade. Enquanto não constroem o tal templo, a gente vai se contentando com a réplica construída pela Universal em São Paulo. Pelo menos, sacrifícios não faltam por lá.
Peraí… então, Deus vai voltar a habitar em templos de pedras feitos por mãos humanas? Isso tá começando a ficar complicado para mim.
Orem por mim, irmãos. Tenho medo de que eu sofra uma recaída e volte a ter esperança.
P.S. Sem querer subestimar a inteligência de ninguém, espero que todos percebam o tom irônico desta postagem.