RIO — As imagens de africanos usando garrafas PET como chinelos para suportar o calor do solo durante a fuga para outros países mobilizaram o grupo cristão da Cia Rhema de Teatro em Goiás a criar o projeto Rhema Compaixão. O objetivo é arrecadar sandálias e enviá-las para os países que abrigam refugiados de conflitos étnicos, como Burkina Faso, Senegal e Moçambique, bem como para comunidades ribeirinhas da Amazônia. Cada par de chinelos é entregue junto com um convite para uma oficina de artesanato que ensina a bordar as tiras das sandálias.
A ação chegou a Jacarepaguá na semana passada, por iniciativa da ex-aluna do Sistema Elite Roberta Dutra. A campanha foi iniciada na unidade do colégio na Taquara e vai até o fim de abril, como explica a também ex-aluna Revelyn Fernandes, uma das líderes do projeto:
— A gente pede doações apenas de Havaianas novas, para facilitar a exportação, e com a tira grossa, para permitir o bordado.
Segundo Revelyn, a ideia é que os chinelos sejam para uso próprio dos beneficiados, mas também lhes permita aprender um ofício.
— A gente só quer ajudar e, um dia, quem sabe, até fundar uma ONG — planeja.
Reportagem de Ana Clara Otoni
Fonte: Jornal O Globo