Quantcast
Channel: Hermes C. Fernandes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1313

Carta Aberta a Ana Paula Valadão sobre o tal Principado da Anarquia

$
0
0


Por Hermes C. Fernandes 

Cara Ana Paula Valadão, reconheço-a como uma mulher comprometida com os ideais e valores que propaga. Todavia, sinto muito ao perceber o quão influenciada você tem sido por uma teologia enlatada "made in USA". Não existe o tal principado da anarquia. Por favor, não confunda anarquismo com vandalismo. São coisas totalmente distintas. Anarquismo é simplesmente ausência de governo. Trata-se, portanto, de uma utopia que a meu ver só será plenamente possível quando cumprir-se 1 Coríntios 15:24: “Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.” Repare nisso: a humanidade caminha nesta direção (graças a Deus!). Vai chegar o tempo em que não haverá necessidade de governo algum. Somente a autoridade de Cristo será reconhecida. Todas as demais terão sido reduzidas a nada. 

Dois célebres anarquistas cristãos foram o francês Jacques Ellul e o russo Leon Tolstói. Ambos acreditavam no que poderíamos chamar de anarquismo cristão (também conhecido como cristianismo libertário). Os anarquistas cristãos se opõem a todo tipo de tirania local ou global, sugerem que há plena compatibilidade entre anarquismo e cristianismo, e argumentam que uma das razões pelas quais Jesus foi perseguido pelo governo romano, pelos líderes religiosos e pelo Sinédrio, foi porque foi visto como um anarquista, como uma ameaça ao status quo. Para eles, a liberdade é justificada espiritualmente através dos ensinamentos de Jesus, e que, na história, o desvio desses ensinamentos foi promovido principalmente por Constantino. 

Leon Tolstói em seu livro "O Reino de Deus está em vós", idealiza uma sociedade baseada na compaixão e em princípios não-violentos. A obra desse escritor russo influenciou Gandhi na luta pela independência da Índia e Martin Luther King nos Estados Unidos da América na luta pela emancipação de pobres, negros e mulheres. Tolstói acreditava que para a efetiva destruição do Estado bastava o não pagamento de impostos e a abstenção do serviço militar. 

Jacques Ellul embora recomendasse a atitude de Jesus de seguir "como ovelha para o matadouro" como ideal para o cristão, não deixou de colaborar com a resistência francesa contra a ocupação nazista promovida por Adolf Hitler. 

Os ideais do anarquismo cristão estão presentes nos movimentos abaixo: 

Anabatistas
Mennonitas
Amish
Quakers

Alguns pensadores cristãos anarquistas:

Leon Tolstói
Jacques Ellul
Henry David Thoreau
Kierkegaard
Nikolai Berdayev
Ammon Hennacy
Dorothy Day

Aconselho a você e ao seu séquito, a deixar de lado este movimento de batalha espiritual e mergulhar em teologias menos rasas e mais comprometidas com a transformação do mundo. Aliás, quanto aos tais principados, fique tranquila, pois todos foram depostos, despojados e expostos publicamente ao desprezo através da cruz de Cristo. 

 Segue abaixo o vídeo gravado pela cantora acerca do tal principado da anarquia que estaria tomando o Brasil.







Viewing all articles
Browse latest Browse all 1313